Incenso pode aumentar os riscos de tumores

Saúde

Uso freqüente de incenso aumenta riscos de câncer
25 de Agosto de 2008


Um alerta para quem adora deixar a casa sempre com cheirinho de incenso: a exposição excessiva à fumaça desse aromatizante aumenta o risco de câncer nas vias respiratórias, diz um estudo dinamarquês. “Não chega a ser tão perigoso quanto fumar um pacote de cigarros por dia durante 20 anos, mas existe um perigo,” disse Norman Edelman, médico responsável pela Associação Americana do Pulmão, segundo reportagem do site HealthDay News. Ele ainda acrescentou que a instituição irá passar a considerar o incenso como um fator de risco.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Instituto Statens Serum, em Copenhagen, entrevistaram mais de 61.000 pessoas livres de câncer e provenientes da China e de Cingapura, todas com idades entre 45 a 74 anos. Ao final da pesquisa, eles observaram que o risco de desenvolver a doença praticamente duplicou, com a ocorrência de tumores nasais, na língua, na boca e na laringe. Não foram constatadas, no entanto, maiores chances de desenvolver câncer de pulmão.

“Considerando que nossos resultados têm o suporte de inúmeros estudos experimentais que mostram que o incenso é um produtor poderoso de partículas em suspensão e que sua fumaça contém substâncias cancerígenas, eu acho que ele deveria ser usado com precaução,” alertou Jeppe Friborg, que liderou a pesquisa. “Isto é, o uso freqüente nos ambientes onde as pessoas vivem deve ser minimizado, ou ao menos deve ser assegurada uma ventilação suficiente”. Os resultados da pesquisa estão na edição de 1º de outubro da publicação especializada Cancer.


LINKS RELACIONADOS

0 Comments:

Post a Comment