MICHAEL JACKSON - Morre o Mito

BIOGRAFIA

Michael Joseph Jackson, (29 de agosto de 1958 - 25 de junho de 2009) (Gary, Indiana - EUA), mais conhecido como Michael Jackson tornou-se o maior artista de todos os tempos, pelo Guinness Book.



O cantor vendeu mais de 750 milhões de albuns no mundo todo emplacando sucessos desde pequeno. Considerado o Rei do Pop, também foi tido como “o maior revolucionador do videoclipe e da dança”.



Com 40 anos de carreira e milhares de fãs, Jackson também foi conhecido por seus escândalos na vida pessoal e por ter sido dono do álbum mais vendido de todos os tempos: Thriller. Cantor, produtor, compositor, ator, empresário e dançarino, se tornou a figura mais talentosa e aclamada da música pop, com videoclipes e performaces muito elogiadas, além de ter batido dezenas de recordes ao decorrer da carreira.


Um pouco antes da sua morte, Michael Jackson anunciou a volta aos palcos após quase uma década parado, com a série de shows ‘This is It’, que incluiu 50 concertos em Londres. Incrivelmente, todos os 1 milhão de ingressos disponíveis foram vendidos em algumas horas, um marco nunca ocorrido antes na história do showbiss. Infelizmente não pode encerrar a série de Shows pois faleceu devido a um ataque cardíaco no dia 25 de junho de 2009.

Um novo álbum ainda era esperado pelos fãs para o ano de 2009.

Desde pequeno, Michael conquistava o mundo, juntamente com seus irmãos, no grupo The Jackson 5. Ele se tornou vocalista do grupo ao completar 5 anos de idade. The Jackson 5 foi um sucesso entre o final dos anos 60 e durante os anos 70. Ainda nesta década, Michael lançou alguns álbuns paralelos ao grupo, pela gravadora Motown que venderam milhões de cópias: Got To Be There, Ben, Music and Me, entre outros.

Em 1979, Michael lançou-se de vez em carreira solo com o álbum ‘Off The Wall’ que vendeu quase 20 milhões de cópias e se tornou um clássico da Black Music muito aclamado pela crítica, sendo o 1° álbum a emplacar 4 canções no top10 das paradas americanas.

Mas foi em 1982 que Michael chegou ao seu auge com ‘Thriller’, que se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos, alcançando cerca de 60 milhões de cópias. O cantor virou mania mundial, colocando várias músicas no topo das paradas e revolucionando o mundo da música (sendo o 1° artista a unir o pop com a Black music), dos videoclipes (com ‘Thriller’, que criou o conceito atual do videoclipe) e da dança (com a apresentação de ‘Billie Jean’ e o passo de dança ‘Moonwalk’). O sucesso foi tão grande que Michael quebrou todos os preconceitos musicais contra os negros e bateu recordes no Grammy e na Billboard.

Em 1985 Michael compôs “We Are The World”, um hino da solidariedade. Um projeto no qual o objetivo era fazer doações para as crianças africanas.

Em 1987, Jackson lançou ‘Bad’, seu 3° álbum de estúdio. Foram cerca de 30 milhões de cópias vendidas, nada igual a ‘Thriller’, mais uma marca muito consideravel, tornando-se o álbum mais vendido daquela época. Nas paradas, o álbum bateu recordes, colocando 5 músicas direto no 1° lugar (entre elas ‘Bad’ e ‘The Way You Make Me Feel’). Em 1988 Michael lançou em VHS o filme ‘Moonwalker’, outro sucesso de vendas.

Em 1991, o novo clipe de Michael, ‘Black or White’, estreou simultaneamente em 27 países com uma audiência de 500 milhões de espectadores, uma marca inacreditável. Seu novo álbum, “Dangerous”, vendeu 32 milhões, superando “Bad”, além de emplacar vários sucessos.


Em 1995, o álbum duplo ‘History’ chegou as lojas, e foram vendidos 18 milhões de cópias (36 milhões de CDs) além dos vários hits nas rádios, entre eles “You Are Not Alone”, esta que foi a primeira música a estrear direto no 1° lugar na parada da Billboard. “History’ se tornou o álbum duplo mais vendido do mundo pop.

Em 1996, Michael iniciou a HIStory Tour que foi a turnê mais bem sucedida na época, superando as também bem-sucedidas ‘Bad Tour’ (1988) e ‘Dangerous Tour’ (1992), do próprio Jackson. Juntamente com os shows foi lançado um álbum de remixes.

Em 2001, após 6 anos sem lançar um álbum, Jackson lançou ‘Invincible’ que, graças a brigas entre Michael e a gravadora Sony, teve uma baixa divulgação e não obteve o sucesso esperado. Com 8 milhões de cópias vendidas até hoje, sendo 5.5 milhões delas nos 2 primeiros meses, ‘Invincible’ ainda conseguiu emplacar o hit ‘You Rock My World’.

Muitas polêmicas giravam em torno de sua vida pessoal. A infância de Jackson foi marcada pelas agressões que ele e seus irmãos recebiam do seu pai Joseph Jackson, mas tarde Michael também passou por problemas de aparência.

Na vida adulta, mais problemas: em 1993 o cantor foi acusado de abusar de um menor de 13 anos e, apesar de se declarar-se inocente, pagou uma alta quantia em dinheiro para a família do adolecente, que retirou a acusação. Segundo o cantor, ele queria apenas terminar com aquele pesadelo e seguir sua carreira sem precisar mancha-la ainda mais com problemas.

Em 2003 Michael foi acusado novamente pelo mesmo motivo, e, apesar de ter sido muito criticado pela mídia, que criava boatos toda semana, o cantor foi ao julgamento sendo inocentado da acusação. Apesar da absolvição, a imagem do cantor ficou ainda mais suja.

Outras polêmicas cercavam a vida de Michael Jackson, como a das diversas plásticas que mudaram o seu rosto e sobre a cor de sua pele, que segundo ele, ficou branca por causa da doença vitiligo.

Apesar de toda a sua vida pessoal conturbada, Michael foi, sem dúvida, o maior talento e o maior fenômeno pop que o mundo já viu emplacando 13 #1 na parada da Billboard americana.

Com 50 anos e 3 filhos, em fevereiro de 2008 Michael lançou “Thriller 25th Anniversary”, o relançamento do álbum mais vendido do mundo. Em uma nova versão com remixes inéditos e que já vendeu mais de 2,5 milhões de cópias.

Em março de 2009 Michael anunciou a volta aos palcos, após quase uma década, para uma série de 50 shows em Londres chamada “This Is It” que inicia-se em julho. As vendas para as 50 apresentações, cerca de 1 milhão de ingressos, se esgotaram em apenas algumas horas, mais um recorde para carreira do Rei do Pop.

No dia 25 de Junho de 2009, poucos dias antes de iniciar a turnê “This Is It”, Michael deu entrada no UCLA Medical Center em Los Angeles, depois de sofrer uma parada cardíaca. Após várias notícias desencontradas, por volta das 18:00 (Horário de Los Angeles) foi anunciada oficialmente a morte do Rei do Pop.

Michael deixa três filhos e uma legião de fãs orfãos.
Em 25 de junho de 2009, Michael Jackson foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Os serviços de emergência médica socorreram o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o hospital universitário da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento. Às 2h e 06min UTC-8 de 25 de junho de 2009, o site Los Angeles Times tornou-se um dos primeiros a divulgar a morte do astro. Seu falecimento teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo. Defronte ao hospital da UCLA, muitos fãs do cantor cercaram o prédio à procura de informações sobre a suposta ‘morte’ de Jackson. Porém, pouco tempo depois da internação de Jackson, sua morte foi absolutamente confirmada.

A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred CorralUma posterior análise por peritos e um exame toxicológico serão feitos no corpo do cantor para saber o horário e a razão de sua morte.

D.E.P. Michael

0 Comments:

Post a Comment