http://maggieagrande.wordpress.com/
Shared via AddThis
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU está recebendo nesta semana, entre os dias 17 e 19, representantes de cerca de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo. A intenção é divulgar uma ferramenta que possibilita às unidades de saúde o cadastramento direto de pessoas com deficiência por meio do portal da empresa na Internet.
Essa área restrita já pode ser utilizada pelas UBS´s, agilizando o atendimento às pessoas com deficiência que desejam obter beneficio do Cartão BOM Especial. O cartão garante a isenção do pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais metropolitanas.
Procedimento atual
Atualmente para obter o benefício da isenção do pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais metropolitanas, a pessoa com deficiência deve procurar a Unidade Básica de Saúde cadastrada pela EMTU em seu município.
Na unidade, o passageiro especial passa por uma triagem e obtém o laudo médico que deve ser apresentado na data agendada no Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial (CISPE Sul ou Leste) gerenciado pela EMTU. Se a documentação entregue e o laudo estiverem corretos, o Cartão BOM Especial é emitido no mesmo dia.
Vantagens do novo sistema
Por meio do portal, os atendentes das unidades de saúde terão acesso ao banco de dados dos cadastrado. Além disso, para fazer a renovação do benefício, por exemplo, eles não precisarão mais preencher a ficha à mão, aproveitando os dados do sistema.
O laudo médico será gerado eletronicamente, impresso e entregue ao interessado. Assim, a análise dos técnicos da EMTU será mais rápida e evitará a ida desnecessária do interessado ao CISPE Sul ou Leste, como ocorre atualmente quando o documento está com o número incorreto ou inexistente do CID (Código Internacional de Doença). Em 2008, 1.220 pessoas tiveram seus laudos recusados pela EMTU/SP.
Além disso, as unidades de saúde terão acesso às estatísticas de utilização do benefício pelas pessoas com deficiência, o que pode subsidiar as políticas públicas dos municípios voltadas para a área social.
Fim do papel
Com essa ferramenta, as unidades de saúde deverão providenciar os equipamentos necessários para informatizar o atendimento das pessoas com deficiência em seus municípios. A EMTU pretende acabar, a médio prazo, com os laudos emitidos em papel e trabalhará junto com as Secretarias Municipais de Saúde para garantir o atendimento adequado aos passageiros especiais.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo
Marcadores: Acessibilidade
Vários fabricantes têm produzido telefones "verdes", mas geralmente são dispositivos sem inovações, como o Motorola Renew, da T-Mobile USA. O novo Samsung Reclaim tem um teclado desdobrável, acesso a e-mail e internet, câmera e navegação GPS.
A Samsung Electronics Co. informou que o plástico biodegradável do telefone é parcialmente fabricado com milho.
David Owens, diretor comercial de produtos da Sprint Nextel Corp., disse que a companhia está pagando mais do que a quantidade usual de subsídios a Samsung para reduzir o preço do aparelho a US$ 50 para os clientes que assinarem um contrato de dois anos.
Marcadores: Celular, Meio ambiente, Tecnologia
Um menino norte-americano parece ter a solução para quem acredita que as notícias são muito deprimentes: aos 12 anos, ele criou um site especializado em tudo de bom que acontece no mundo. Entre os deveres da escola e lições de violoncelo, Max Jones, de Orlando (Flórida) criou um "império televisivo online" que só transmite boas notícias. O site Weekend News Today (www.hnheadlines.com), do qual Jones é o apresentador principal, recebe 5 mil visitas diárias e conseguiu atrair colaboradores adolescentes de todo o mundo para enviar textos e vídeos. "Realmente creio que uma pessoa pode fazer a diferença no mundo, apenas pouco a pouco", disse à agência France Presse o jovem empreendedor, que sonha presidir uma cadeia de 15 sites algum dia. Max quer ser jornalista e aposta na internet porque acredita que eventualmente os diários vão ceder aos meios online, e ele busca um papel de liderança nessa transição. Em dezembro de 2008 converteu seu armáxio em um estúdio de televisão onde passa cinco horas por semana - e ainda mais tempo no verão - escrevendo artigos, editoriais, gravando vídeos, conseguindo mais colaboradores e se associando em diferentes sites. "Vou dormir por volta das 21h", contou. "Mas se tenho muita lição de casa, deixo a web de lado porque a escola deve ser prioridade". Max, que também está tendo aulas de jornalismo online, encontrou muitos colaboradores em sites de classificados, como o popular Craigslist, e de estágios, como o www.internship.com. Seu site Weekend News Today quase não tem publicidade e não tem fins lucrativos, mas gera alguma renda ao vender conteúdos em uma loja online que oferece artigos e fotos. Max, que grava seus vídeos em casa e no laboratório de computação da escola Lake Highland Preparatory School, onde vai cursar agora o sétimo ano, tem a tenacidade de um jornalista experiente. Após a renúncia da governadora do Alaska, Sarah Palin, ele escreveu: "É isto um colapso da meia idade para Sarah?" Ele solicitou uma entrevista na secretaria de imprensa dos republicanos, mas ela não foi concedida. Max teve mais sorte com o autor de um livro sobre a Coreia do Norte, a quem localizou depois do sequestro das jornalistas americanas Laura Ling e Euna Lee perto da fronteira chinesa. Assim, teve um papel ativo na luta pela libertação das jornalistas, e quando isso finalmente aconteceu depois da mediação histórica do ex-presidente Bill Clinton, Max recebeu uma ligação telefônica de agradecimento da própria Ling. Lillian Wu, 18 anos, começou a escrever no Weekend News Today depois de entrar em contato com Max no Facebook. Wu, que começará a universidade este ano, disse que Max tem sido uma inspiração para ela. "É um garoto muito jovem que está aí para mudar o mundo", disse ela à agência France Presse. "Para muitos adultos isso não importa, ou eles são indiferentes. Mas ele está fazendo sua voz ser ouvida, e tem apenas 12 anos".
Marcadores: empreendedorismo, Internet, Tecnologia
Designer desenvolve celular em Braille para deficientes visuais
Postado por uma incognita... às 15:43O Braille Concept Phone é um celular universal conceito capaz de oferecer liberdade aos deficientes visuais na hora de fazer suas próprias ligações. O designer Seonkeun Park criou o produto a partir de um plástico eletroativo que facilitou a gravação das teclas em código Braille, segundo o blog 'Tuvie'. Assim, é possível até mandar mensagens de texto. O celular Braille é um dos vencedores do Red Dot Awards 2009, uma dos mais conceituados prêmios de design do mundo, lembrou o blog 'Like Cool'. (Foto: Reprodução).
Marcadores: Braille, Celular, Inclusão Social, Tecnologia
Fazer contas fica mais fácil depois de morder uma barra meio-amarga
Após acompanhar dois grupos na solução de equações, especialistas do Reino Unido notaram maior agilidade e número de acertos entre as pessoas que tinham consumido 500mg de flavonóides, substâncias encontradas no chocolate amargo e meio-amargo (a versão ao leite também oferece flavonóides, mas em quantidade bem menor).
A pesquisa foi realizada pela Universidade de Northumbia e indica que o consumo de chocolate escuro (quanto maior a porcentagem de cacau, melhor) favorece a capacidade raciocínio do cérebro ao aumentar o fluxo sanguíneo que corre para a cabeça.
"Na verdade, o chocolate não ajuda apenas com a matemática. Ele é um aliado sempre que temos alguma tarefa que exija raciocínio complexo", afirmam os autores do estudo. O vinho tinto e as uvas arroxeadas também contêm flavonóides e, por isso, protegem o coração contra os riscos do infarto, por exemplo.
"Mas, pelo teor de gordura em sua composição, o chocolate pode piorar a saúde cardiovascular e provocar problemas futuros no organismo. O ideal é comer, no máximo, 30g por dia", afirma o endocrinologista Frederico G. Marchisotti, do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA.
Marcadores: Chocolate, Ciência e Saúde, Matemática
BIOGRAFIA
Michael Joseph Jackson, (29 de agosto de 1958 - 25 de junho de 2009) (Gary, Indiana - EUA), mais conhecido como Michael Jackson tornou-se o maior artista de todos os tempos, pelo Guinness Book.
O cantor vendeu mais de 750 milhões de albuns no mundo todo emplacando sucessos desde pequeno. Considerado o Rei do Pop, também foi tido como “o maior revolucionador do videoclipe e da dança”.
Com 40 anos de carreira e milhares de fãs, Jackson também foi conhecido por seus escândalos na vida pessoal e por ter sido dono do álbum mais vendido de todos os tempos: Thriller. Cantor, produtor, compositor, ator, empresário e dançarino, se tornou a figura mais talentosa e aclamada da música pop, com videoclipes e performaces muito elogiadas, além de ter batido dezenas de recordes ao decorrer da carreira.
Um pouco antes da sua morte, Michael Jackson anunciou a volta aos palcos após quase uma década parado, com a série de shows ‘This is It’, que incluiu 50 concertos em Londres. Incrivelmente, todos os 1 milhão de ingressos disponíveis foram vendidos em algumas horas, um marco nunca ocorrido antes na história do showbiss. Infelizmente não pode encerrar a série de Shows pois faleceu devido a um ataque cardíaco no dia 25 de junho de 2009.
Um novo álbum ainda era esperado pelos fãs para o ano de 2009.
Desde pequeno, Michael conquistava o mundo, juntamente com seus irmãos, no grupo The Jackson 5. Ele se tornou vocalista do grupo ao completar 5 anos de idade. The Jackson 5 foi um sucesso entre o final dos anos 60 e durante os anos 70. Ainda nesta década, Michael lançou alguns álbuns paralelos ao grupo, pela gravadora Motown que venderam milhões de cópias: Got To Be There, Ben, Music and Me, entre outros.
Em 1979, Michael lançou-se de vez em carreira solo com o álbum ‘Off The Wall’ que vendeu quase 20 milhões de cópias e se tornou um clássico da Black Music muito aclamado pela crítica, sendo o 1° álbum a emplacar 4 canções no top10 das paradas americanas.
Mas foi em 1982 que Michael chegou ao seu auge com ‘Thriller’, que se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos, alcançando cerca de 60 milhões de cópias. O cantor virou mania mundial, colocando várias músicas no topo das paradas e revolucionando o mundo da música (sendo o 1° artista a unir o pop com a Black music), dos videoclipes (com ‘Thriller’, que criou o conceito atual do videoclipe) e da dança (com a apresentação de ‘Billie Jean’ e o passo de dança ‘Moonwalk’). O sucesso foi tão grande que Michael quebrou todos os preconceitos musicais contra os negros e bateu recordes no Grammy e na Billboard.
Em 1985 Michael compôs “We Are The World”, um hino da solidariedade. Um projeto no qual o objetivo era fazer doações para as crianças africanas.
Em 1987, Jackson lançou ‘Bad’, seu 3° álbum de estúdio. Foram cerca de 30 milhões de cópias vendidas, nada igual a ‘Thriller’, mais uma marca muito consideravel, tornando-se o álbum mais vendido daquela época. Nas paradas, o álbum bateu recordes, colocando 5 músicas direto no 1° lugar (entre elas ‘Bad’ e ‘The Way You Make Me Feel’). Em 1988 Michael lançou em VHS o filme ‘Moonwalker’, outro sucesso de vendas.
Em 1991, o novo clipe de Michael, ‘Black or White’, estreou simultaneamente em 27 países com uma audiência de 500 milhões de espectadores, uma marca inacreditável. Seu novo álbum, “Dangerous”, vendeu 32 milhões, superando “Bad”, além de emplacar vários sucessos.
Em 1995, o álbum duplo ‘History’ chegou as lojas, e foram vendidos 18 milhões de cópias (36 milhões de CDs) além dos vários hits nas rádios, entre eles “You Are Not Alone”, esta que foi a primeira música a estrear direto no 1° lugar na parada da Billboard. “History’ se tornou o álbum duplo mais vendido do mundo pop.
Em 1996, Michael iniciou a HIStory Tour que foi a turnê mais bem sucedida na época, superando as também bem-sucedidas ‘Bad Tour’ (1988) e ‘Dangerous Tour’ (1992), do próprio Jackson. Juntamente com os shows foi lançado um álbum de remixes.
Em 2001, após 6 anos sem lançar um álbum, Jackson lançou ‘Invincible’ que, graças a brigas entre Michael e a gravadora Sony, teve uma baixa divulgação e não obteve o sucesso esperado. Com 8 milhões de cópias vendidas até hoje, sendo 5.5 milhões delas nos 2 primeiros meses, ‘Invincible’ ainda conseguiu emplacar o hit ‘You Rock My World’.
Muitas polêmicas giravam em torno de sua vida pessoal. A infância de Jackson foi marcada pelas agressões que ele e seus irmãos recebiam do seu pai Joseph Jackson, mas tarde Michael também passou por problemas de aparência.
Na vida adulta, mais problemas: em 1993 o cantor foi acusado de abusar de um menor de 13 anos e, apesar de se declarar-se inocente, pagou uma alta quantia em dinheiro para a família do adolecente, que retirou a acusação. Segundo o cantor, ele queria apenas terminar com aquele pesadelo e seguir sua carreira sem precisar mancha-la ainda mais com problemas.
Em 2003 Michael foi acusado novamente pelo mesmo motivo, e, apesar de ter sido muito criticado pela mídia, que criava boatos toda semana, o cantor foi ao julgamento sendo inocentado da acusação. Apesar da absolvição, a imagem do cantor ficou ainda mais suja.
Outras polêmicas cercavam a vida de Michael Jackson, como a das diversas plásticas que mudaram o seu rosto e sobre a cor de sua pele, que segundo ele, ficou branca por causa da doença vitiligo.
Apesar de toda a sua vida pessoal conturbada, Michael foi, sem dúvida, o maior talento e o maior fenômeno pop que o mundo já viu emplacando 13 #1 na parada da Billboard americana.
Com 50 anos e 3 filhos, em fevereiro de 2008 Michael lançou “Thriller 25th Anniversary”, o relançamento do álbum mais vendido do mundo. Em uma nova versão com remixes inéditos e que já vendeu mais de 2,5 milhões de cópias.
Em março de 2009 Michael anunciou a volta aos palcos, após quase uma década, para uma série de 50 shows em Londres chamada “This Is It” que inicia-se em julho. As vendas para as 50 apresentações, cerca de 1 milhão de ingressos, se esgotaram em apenas algumas horas, mais um recorde para carreira do Rei do Pop.
No dia 25 de Junho de 2009, poucos dias antes de iniciar a turnê “This Is It”, Michael deu entrada no UCLA Medical Center em Los Angeles, depois de sofrer uma parada cardíaca. Após várias notícias desencontradas, por volta das 18:00 (Horário de Los Angeles) foi anunciada oficialmente a morte do Rei do Pop.
Michael deixa três filhos e uma legião de fãs orfãos.
Em 25 de junho de 2009, Michael Jackson foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Os serviços de emergência médica socorreram o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o hospital universitário da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento. Às 2h e 06min UTC-8 de 25 de junho de 2009, o site Los Angeles Times tornou-se um dos primeiros a divulgar a morte do astro. Seu falecimento teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo. Defronte ao hospital da UCLA, muitos fãs do cantor cercaram o prédio à procura de informações sobre a suposta ‘morte’ de Jackson. Porém, pouco tempo depois da internação de Jackson, sua morte foi absolutamente confirmada.
A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred CorralUma posterior análise por peritos e um exame toxicológico serão feitos no corpo do cantor para saber o horário e a razão de sua morte.
D.E.P. Michael
Brasileiro cria técnica para transformar bebês vistos no ultrassom em 'bonecos'
Postado por uma incognita... às 09:47Ressonância e tomografia também ajudam a criar modelos de feto em 3D. O designer Jorge Lopes apresentou projeto em faculdade de Londres.
Mylène Neno
Do G1, do Rio
Um brasileiro criou uma técnica que permite que mães e pais possam não só ver, como também tocar e sentir modelos de tamanho real de seus bebês que ainda nem nasceram.
O designer carioca Jorge Roberto Lopes dos Santos desenvolveu o projeto, que alia exames de ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia computadorizada. Depois, as imagens captadas são transformadas em modelos matemáticos e, no último passo, viram modelos 3D com a chamada prototipagem rápida, que é a tecnologia para impressão tridimensional.
Utilizando programas específicos como o 4D View e o Mimics, Lopes dá forma aos modelos 3D de fetos, que são impressos, camada por camada, em resina fotossensível e um composto a base de gesso .
Até o momento, já foram estudados no Brasil e no Reino Unido cerca de 50 casos clínicos que geraram modelos específicos em tamanho natural. E muitos deles foram mostrados por Lopes durante a apresentação de seu projeto na Royal College of Art (RCA), em Londres, na última sexta-feira (26).
"São culturas diferentes também em relação à gravidez. Enquanto no Brasil o foco principal é tentar fazer com que mães e pais compreendam alguma malformação de seus bebês, no Reino Unido os modelos são usados para incentivar o apego da mãe em relação ao filho", explica Lopes.
Modelo de feto de 12 semanas 'gerado' pela tecnologia de prototipagem rápida, ao aliar imagens de ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. (Foto: Divulgação)
Pesquisador do Ministério da Ciência e Tecnologia e professor do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Jorge Lopes tem como orientadores em Londres Hilary French, diretora da Escola de Arquitetura e Design de Produtos da RCA, Ron Arad, um dos mais famosos designers do mundo e chefe de Design de Produtos na RCA, e Stuart Campbell, chefe de obstetrícia da King's College e pioneiro na utilização do ultrassom na década de 1980.
Antes do Reino Unido, a técnica já vinha sendo testada no consultório do especialista em medicina fetal Heron Werner, no Rio, surpreendendo as futuras mamães. "A reação das pacientes é de grande surpresa, pois estes modelos são muito mais nítidos e reais do que uma simples imagem de ultrassonografia 3D ou imagem da ressonância magnética", compara o médico.
"Imagine o impacto de um protótipo de um feto de uma gestante com deficiência visual. Ela tendo a chance de tocar e sentir as feições de seu filho. Realmente, isto tudo não deixa de ser um grande avanço", comemora Werner.
De múmias a fetos
Trabalhando juntos no Brasil há alguns anos, Lopes, Werner e o pesquisador Ricardo Fontes, do Instituto de Nacional de Tecnologia (INT), colaboraram anteriormente em estudos para o Museu Nacional.
Na ocasião, blocos de pedras e sarcófagos foram digitalizados a partir de exames de tomografia computadorizada, possibilitando a visualização da forma virtual de fósseis e múmias. "Se conseguíamos isto com fósseis e múmias, por que não fetos?", diz Werner, contando como surgiu a mudança de rumo nas pesquisas.
O grande diferencial da técnica criada no Brasil foi conseguir digitalizar as imagens geradas pelos exames de ressonância magnética e ultrassom, uma vez que a tomografia em muitos casos não é recomendada para gestantes, por conter níveis de radiação.
"Hoje conseguimos ter o corpo de um feto a partir da ressonância magnética e as suas outras partes como mãos, pés e face a partir da ultrassonografia, reconstruindo tudo num só modelo. Desta forma, conseguimos imagens superiores às dos exames em separado", explica Werner, coordenador do setor de medicina fetal da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), no Rio.
Como a técnica brasileira já está patenteada e os testes estão em curso, Werner acredita que em breve a prática poderá ser usada em larga escala, ajudando mães, pais e profissionais de saúde. "Acredito que até o final do ano poderemos ampliar o alcance dessa tecnologia", avalia.
No computador, o designer brasileiro Jorge Lopes trabalha na criação de mais um modelo de feto em tamanho real. (Foto: Divulgação)
Marcadores: Ciência e Saúde